Header

Época de Verão

O sol, o sol, vem esquentar

a Terra toda vai brilhar…

A criança vivencia o verão com uma entrega total à natureza. É uma época de expansão e descontração. A criança, com pouca roupa, experimenta diversos elementos que possibilitam desenvolver o tato, a criatividade, o olfato, equilíbrio, motricidade grossa (subindo nas árvores, correndo, balançando). O verão proporciona também um contato maior com os elementos da natureza, tais como: água (nos tanques de areia, nos banhos de esguicho), terra (areia para fazer bolos, castelos, riachos, pontes, estradinhas no tanque), o calor no ar e nos pezinhos quando pisam no chão bem aquecido pelo sol.

É nesta época, que as crianças chegam das férias à escola, trazendo a memória de suas vivências: viagens para a praia ou montanhas, casa da avó… Aproveitamos este conteúdo vivo dentro de cada criança e fazemos a roda rítmica na sala, desenvolvendo uma seqüência de músicas e versos acompanhados por gestos e movimento de todo o corpo. Além disso, as músicas cantadas durante o dia, os quadros feitos para a sala, os móbiles com enfeites, as histórias escolhidas relacionam-se com o verão. Na mesa de época, cantinho que traz o contexto de cada época vivenciada na escola, podem ser construídos cenários de praia (com conchinhas, barquinhos, estrela do mar), de montanha (com árvores, bichos), ou até mesmo uma representação da casa da vovó (com objetos antigos).

São usados tecidos amarelos, azuis, verde claro e tons de marrom para compor este ambiente de verão, os quais correspondem às nossas fortes vivências e percepções dos dias ensolarados, da água e da terra nesta época do verão.

Assim, nosso jardim vivencia esta época com cores e ritmos de verão agraciados pela alegria e descontração de nossas crianças!